A tradicional Festa de São Francisco em Rio Branco, se iniciou no dia 25 de setembro e segue até o dia 04 de outubro celebrando o nome do santo padroeiro.

Festa religiosa é iniciada na última segunda (25), para o dia de São Francisco de Assis

A Igreja de São Francisco que está localizada na Estrada São Francisco, nº 1223, bairro São Francisco (na praça central do bairro) este ano está proporcionando aos devotos do santo, 9 dias de comemoração, com um cronograma diversificado para o público. Nos dias destinados à festa a igreja acolhe os romeiros, meditam na palavra de Deus e celebram o padroeiro. No dia oficial de São Francisco, 04 de outubro, finalizam com uma  missa Campal e a procissão.

As programações estão divididas em dois momentos, a celebração que acontece com o novenário e vai até o dia 03 de outubro, no horário padrão de 19:00h da noite, durante esses dias a igreja acolhe os romeiros, devotos e todo o povo de Deus para meditar e aprofundar a vida de Francisco, que é considerado um santo popular da região e no mundo inteiro. A festa religiosa programou também que todos os dias houvessem vendas de comidas típicas após as novenas, além de sorteios com prêmios diversos. O segundo e último momento do evento, é no dia 04 de outubro, sendo o dia nacional do santo padroeiro, onde terá uma missa Campal  e a procissão a partir das 18:00h da tarde. A procissão percorre as principais ruas do bairro São Francisco.

A paróquia fica aberta para acolher a quem desejar pagar suas promessas, que conta com a gruta de São Francisco e o espaço das promessas, lugar em que devotos deixam objetos como agradecimento a graças alcançadas pela intercessão do santo.

Francisco de Assis (1182-1226) foi um religioso italiano o fundador da Ordem dos Franciscanos. Era filho de um rico comerciante, mas fez votos de pobreza. Foi canonizado pelo papa Gregório IX dois anos depois de sua morte e é  conhecido como o protetor dos animais. A devoção a São Francisco tornou-se popular no Acre, devido aos nordestinos, que migraram para cá na época dos ciclos da borracha. Era comum chegar na casa dos seringueiros e encontrar um altar dedicado ao santo, muitas graças foram atribuídas ao santo. O povo sofredor daquela época via em São Francisco a esperança na solução dos seus mais diversos problemas, como a cura de uma doença.