Paróquia São Paulo apostolo celebra festa de seu padroeiro

A paróquia São Paulo Apostolo que está localizada no bairro Calafate, Rio Branco - AC, celebrou neste domingo, 04 de julho, a Festa do seu padroeiro com o tema: “Juntos com São Paulo, caminhemos na ‘esperança que não decepciona’ (Rm 5,5)”. Este ano, a programação da festividade contou com um quinquenário de São Paulo, que durante 5 dias teve a presença de diferentes padres celebrando na sede paroquial.

A celebração Solene foi presidida pelo pároco, padre Vilk Junio, concelebrado pelo Pe. Antônio Oliveira e assistida pelos diáconos permanentes Nelson Noronha e Francisco Alves, dezenas de pessoas também participaram da celebração de forma presencial. Quem não pode ir até a paróquia conseguiu assistir a celebração pela canal da TV Diocese e pelo canal do YouTube do Padre Villk.

A celebração teve seu início no pátio da paróquia com uma pequena procissão, durante a homilia padre Vilk destacou a importância de celebrar a festa de São Pedro e São Paulo para a Igreja, enfatizando os acontecimentos nos quais Paulo esteve presente.

História de São Paulo

São Paulo, ou Saulo, era natural de Tarso (Asia) e foi educado no espírito dos fariseus. Mas converteu-se no ano 35, dois anos após a Ascensão, tornando-se, de perseguidor dos cristãos, a um ardoroso Apóstolo do Evangelho. Sua conversão ocorreu quando estava em direção a Damasco, conforme os registros de Atos 9:3-5: “Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues.”

Paulo esteve entre os doze discípulos que seguiram Jesus mais de perto. No entanto, converteu-se e tornou-se um dos grandes evangelizadores da igreja primitiva, e um dos grandes responsáveis pela sua expansão.

Foram muitos os trabalhos, lutas e sofrimentos de Paulo por amor a Jesus Cristo. Por fim foi conduzido à Roma e depois de longa permanência no cárcere foi decapitado no mesmo dia em que São Pedro foi crucificado.